Como organizar a mudança de imóvel de forma eficiente

13 de junho de 2023

Como organizar a mudança de imóvel de forma eficiente

Você está pensando em mudar de casa ou de apartamento? Então você precisa conferir este artigo antes de mais nada. 

Fazer uma mudança gera sempre muito trabalho, são várias coisas para organizar, empacotar e transportar. Mas não se preocupe, porque utilizando algumas técnicas esse processo pode ficar muito mais fácil. 

Abaixo você confere algumas dicas de como fazer uma mudança de forma mais eficiente e prática. 

Continue a leitura, ao final você vai nos agradecer. 

Confira as medidas do novo imóvel

Como saber se os móveis caberão na casa ou apartamento novo? A dica é medí-los com uma trena e anotar essas informações em um local acessível. Depois, vá até o seu novo lar e planeje onde você pode colocar cada item. 

Isso vai ajudar a evitar surpresas desagradáveis quando, por exemplo, o local onde você planejava colocar o sofá não contar com espaço suficiente. 

Também é importante ficar atento ao tamanho das portas e entradas do local, para saber se é necessário desmontar algum móvel ou transportá-lo para o interior através de uma janela, por exemplo. 

Contrate uma empresa de transporte

Se tem algo que com certeza facilitará a sua vida na hora de fazer a mudança com certeza é a contratação de uma empresa de transporte. 

Com uma empresa de mudança, você pode ficar tranquilo mesmo em situações nas quais existam itens grandes ou pesados, já que a equipe resolverá esse tipo de problema para você. 

Devido à experiência dos funcionários, sempre haverá total eficiência durante o manuseio dos seus pertences, a fim de não danificar tanto durante o processo de desmontagem quanto nos processos de empacotamento e transporte.

Na hora de escolher qual empresa contratar, lembre-se sempre de buscar referências e boas indicações com amigos ou parentes seus. Você também pode fazer uma pesquisa na internet para verificar a reputação da transportadora e descobrir se ela é confiável.

Faça uma checklist para o antigo e novo apartamento

Quem já fez alguma mudança sabe que são muitas coisas que precisamos lembrar, como por exemplo pedir a ativação dos serviços do novo imóvel e saber o que já está no lugar novo e o que ficou no antigo. 

Por isso, a dica é criar uma checklist com todas as tarefas que precisam ser executadas. Antes da mudança, tire algum tempo do seu dia para sentar e pensar em tudo que precisa ser feito. 

Não esqueça itens como ativação e desligamento de serviços de internet, água e luz, a instalação de itens como chuveiro, ar condicionado e máquina de lavar, entre outras coisas que são características e necessárias em uma mudança de imóvel. 

Conforme você for executando as tarefas, vá marcando os itens com um “ok”. 

Constantemente consulte a lista, para ter certeza de que você não está esquecendo nada. Utilizar esse método te deixará muito mais tranquilo e sem aquele sentimento de “estou esquecendo alguma coisa” o tempo todo. 

Etiquete as caixas

Quando começar o empacotamento, não é só empacotar. Normalmente, você vai empacotando itens por cômodo e setor da sua casa, e isso é muito importante, porque vai facilitar na hora de desempacotar tudo isso e arrumar na casa nova. 

Além de separar os itens por “tipo”, você também deve identificar o exatamente está dentro de cada pacote. Na hora de transferir os objetos para a casa nova, será mais fácil já deixar cada pacote no cômodo no qual ele ficará.

Você também pode indicar outras informações no exterior das caixas, como por exemplo o melhor lado para aquela caixa ser transportada e se ela conta ou não com itens delicados e que quebram facilmente. 

Tire fotos dos cabos e conexões

As casas contam com diversos aparelhos cheios de cabos e conexões, como televisões, computadores de mesa e videogames. São muitos dispositivos e por diversas vezes os cabos são muito parecidos.

Para que você não se perca na hora de reconectar tudo no seu novo lar, uma dica é tirar fotos da fiação antes de tirá-los do lugar de origem. 

Assim fica muito mais fácil e você economiza, já que não precisará chamar a assistência para realocar todos os cabos. 

E aí? Está se sentindo um pouco mais confiante e tranquilo para fazer a sua mudança? 

Esperamos que essas dicas possam ajudar a tornar esse processo menos trabalhoso e mais rápido. 
Se você quiser conferir mais conteúdos como este, é só acessar o nosso blog clicando aqui.

Inscreva-se e receba os lançamentos no seu e-mail

Sucesso :)
Erro :(