Você sabe o que é financiamento habitacional?

19 de outubro de 2022

Você sabe o que é financiamento habitacional?

O financiamento habitacional como conhecemos é relativamente novo no país. 

Desenvolvido em 1964, esse tipo de empréstimo foi criado para suprir a carência de crédito diante do cenário de expansão e urbanização da época e até hoje é utilizado para a compra de imóveis, sejam novos ou usados, independente do seu tipo de utilização.

Esse tipo de financiamento funciona da seguinte maneira: quando é feita a compra de um imóvel residencial ou comercial, os bancos oferecem um empréstimo exclusivamente para essa compra e pagam ao vendedor do imóvel a quantia que quem compra quer financiar.

Condições de financiamento

Cada banco oferece suas próprias condições de financiamento, podendo variar entre taxas de juros, duração de contrato e até mesmo o valor fornecido para o financiamento.

No entanto, existem padrões estabelecidos na hora de realizar a tão sonhada compra do imóvel que são exigidos pelas instituições financeiras.

Para realizar um financiamento habitacional é obrigatório ter 18 anos ou mais, ter renda suficiente para o pagamento das parcelas e ter o CPF regularizado. É importante consultar se o nome não foi incluído em órgãos de proteção ao crédito como Serasa, SPC, entre outros.

Os documentos, entretanto, podem variar, mas em geral é comum a solicitação do CPF e RG, carteira de trabalho, comprovantes de renda, do estado civil e de residência, bem como a declaração do imposto de renda. 

Tipos de financiamento

No Brasil existem dois principais tipos  de financiamento imobiliário: o Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e o Sistema Financeiro Imobiliário (SFI).

O Sistema Financeiro de Habitação se faz através dos recursos vindo dos depósitos em caderneta de poupança e do FGTS exclusivamente voltados para compra, reforma ou construção de uma casa.

O financiamento pode chegar no máximo a 80% do valor do imóvel, que não pode ultrapassar o preço de R$ 1,5 milhão na avaliação e para ter acesso a esse financiamento.

Já o Sistema Financeiro Imobiliário é um pouco mais flexível e permite maior negociação para os compradores de imóveis. Como o sistema não possui condições estabelecidas pelo Governo Federal, qualquer valor pode ser financiado.

No entanto, não é possível usar os recursos do FGTS pelo SFI mas as negociações são livres acerca de prazos e juros variando de instituição para instituição.

Financiamentos pelo FGTS

O financiamento com a utilização de recursos do FGTS funciona através de uma avaliação de renda familiar máxima. O valor do imóvel e financiamento podem variar periodicamente e de acordo com cada região do país. 

Financiamentos pelo SBPE

No Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo, não se estipula um limite de renda. A compra de um imóvel é realizada através de um empréstimo que tem como objetivo garantir a renda aos principais tipos de financiamento imobiliário oferecidos atualmente pelos bancos.

Construtoras

Os financiamentos feitos diretamente com as construtoras oferecem a maior flexibilidade do mercado. 

Neste caso, as empresas financiam o imóvel através de instituições bancárias a fim de garantir a venda. Não há imposição de limites sobre os valores financiados, renda ou taxas de juros. 

Porém, nessa modalidade, existem riscos muito maiores para os compradores, pois se a empresa falir, o banco pode tomar a casa.

Dívidas e prestações: o que acontece quando não é feito o pagamento da dívida?

Quando o consumidor porventura deixa de realizar o pagamento da sua dívida antes da quitação do imóvel, o banco pode entrar com uma ação judicial para leiloar a propriedade. O valor arrecadado é usado para quitar a dívida e o restante é devolvido ao proprietário.

No caso de atraso no pagamento, o banco utiliza da cobrança de juros e multas em relação a cerca de 2% do total da dívida.

Agora que você aprendeu um pouco mais sobre o financiamento de imóveis ficou mais claro que financiar um imóvel não é um bicho de sete cabeças. 

Lembre-se de sempre realizar a simulação antes de ir até o banco e escolher imóveis com valores que caibam em sua renda e que a entrada esteja de acordo com sua renda mensal.

Inscreva-se e receba os lançamentos no seu e-mail

Sucesso :)
Erro :(