Realizar o sonho da casa própria pode ser uma tarefa um tanto complexa. Afinal, é preciso de um bom planejamento financeiro para não sofrer com a compra do imóvel.
Para facilitar esta tarefa, existem alguns programas do Governo Federal, como o Casa Verde e Amarela.
O programa foi lançado em agosto de 2020 e reúne ações habitacionais federais a fim de aumentar o estoque de residências e, assim, atender às demandas da população brasileira.
No entanto, muitas pessoas ficam com medo de aderir a ele por conta das taxas de juros.
Neste blog, vamos explicar tudo o que você precisa saber para participar do programa, e como funcionam as taxas de juros.
O programa tem o mesmo objetivo que o programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), ou seja, ajudar as pessoas que querem fugir do aluguel a ter acesso a uma moradia segura e de qualidade dentro de suas condições. Falamos sobre esta mudança em outro blog: clique aqui para conferir.
Entre as principais diferenças e vantagens estão a redução de juros, o fortalecimento econômico e o aumento na meta de contratação de novas cartas de crédito.
O foco do programa continua a ser o fornecimento de moradia de qualidade para milhares de pessoas com baixa renda.
O programa é dividido em faixas de renda. No total são 3 categorias, que podem ser divididas assim:
Dependendo de cada grupo, serão disponibilizados programas e subsídios diferenciados, que vão ser oferecidos aos beneficiários. Todas as diferenças constam na regulamentação do Ministério do Desenvolvimento Regional.
Os juros podem variar de acordo com o grupo, sendo o primeiro o mais beneficiado.
Em todos os casos, geralmente, a taxa é muito inferior às oferecidas pelo mercado fora de programas habitacionais. Por este motivo, se você fizer jus à participação no programa, valerá muito a pena.
Entretanto, no CVA temos algumas novidades bem interessantes que podem facilitar a conquista do imóvel próprio:
Agora as taxas do novo programa Casa Verde e Amarela, para as pessoas que moram nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste do Brasil, são:
As taxas nas regiões Nordeste e Norte do país ficaram assim. Veja só:
O CVA também tem o objetivo de ajudar aquelas pessoas que estão com a situação de imóvel irregular. Isso pode abranger problemas relacionados à documentação, como escritura e parcelas de financiamento atrasadas.
Além disso, haverá a possibilidade de que, durante a execução do financiamento, ele possa negociar parcelas atrasadas.
Em relação ao registro, no próprio contrato haverá cláusula para garantir a efetivação da documentação. As mulheres poderão formalizá-lo, mesmo diante de recusa do aval do cônjuge.
É bastante simples, visto que o programa será integrado ao FGTS. A partir disso, ao procurar a Caixa Econômica Federal, você poderá informar sua condição de cotista ou pedir para verificar se tem algum saldo disponível no programa.
Isso permitirá, inclusive, o financiamento de imóveis em valor superior ao limite estabelecido pela sua faixa.
Você pode ainda requerer que o FGTS seja utilizado em diferentes formas de abatimento, como adiantamento de prestações ou descontos.
Este planejamento pode evitar que você se endivide no futuro e acabe prejudicando o orçamento da sua família. Afinal, um financiamento deve ser feito com muita responsabilidade!
Mas fique tranquilo! Ao que parece, o desenho da taxa de juros do programa Casa Verde e Amarela permitirá um financiamento mais barato em todas as faixas!
Ficou interessado em adquirir seu imóvel novo com o programa? Veja os apartamentos no Vert Condomínio Club.
O governo federal anunciou, ontem (20/8/2019), o lançamento de uma nova linha de financiamento habitacional na Caixa Econômica Federal (CEF). Por meio dela, a atualização do saldo devedor dos contratos habitacionais vai se dar pela inflação oficial medida pelo Índice…
BlogTrabalhar com uma corretora de confiança é fundamental para o sucesso de um corretor imobiliário. Isso porque, no mercado imobiliário, a reputação e a credibilidade são aspectos extremamente importantes para a escolha do cliente em relação ao corretor e à…