O processo de transferência de imóvel é necessário quando ele é vendido, doado ou passado para o nome de outra pessoa por qualquer motivo.
Este ato é fundamental para evitar prejuízos futuros e garantir que o antigo proprietário não entre na justiça requerendo o imóvel, alegando ser o verdadeiro dono. Isso pode acontecer quando não se tem um registro atualizado reconhecendo o novo dono daquele bem.
Para que isso não aconteça, preparamos este passo a passo de como transferir um imóvel para outra pessoa. Confira!
Transferir um imóvel de nome não é um procedimento considerado barato.
Para realizar esse processo, é preciso basear-se no ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bens e Imóveis). Este imposto tem como base o valor venal da casa, e a alíquota varia entre os estados e municípios brasileiros.
Além do ITBI, para calcular a transferência é preciso considerar os débitos de seguro, contrato de compra e venda e registro imobiliário.
Geralmente, calcula-se uma média de 4,5% do valor do imóvel para a transferência. Isto inclui o valor que será gasto com todos os outros documentos como escritura, por exemplo, para passar a casa de um nome para outro.
Para transferir um imóvel é preciso ir ao Tabelionato de Notas da cidade em que o imóvel está registrado.
Lá você irá realizar todo o procedimento para transferir o bem por meio de uma escritura, que pode ser de compra e venda, doação, permuta, entre outros.
Quem utiliza programas de financiamento do governo, pode conseguir descontos no valor do ITBI e na documentação do registro. Estes descontos variam de acordo com a renda do comprador, o valor do imóvel e outros possíveis imóveis em seu nome.
Para começar, é preciso abrir uma escritura pública: um documento no qual oficializa-se a transferência de um bem de uma pessoa para outra.
O documento será lavrado em Cartório de Notas, e todas as partes devem assinar e registrar o novo proprietário no Cartório de Registro de Imóveis.
Para este processo, você vai precisar dos seguintes documentos:
Além dos documentos dos compradores e vendedores, também é necessário apresentar as documentações do imóvel, de acordo com a classe em que ele se encontra entre imóveis urbanos e rurais.
Imóveis urbanos:
Imóveis rurais:
Agora que você já sabe como transferir um imóvel para outra pessoa, não deixe de realizar a transferência do bem assim que você assinar o contrato de compra e venda.
Deixar de realizar a transferência pode fazer com que você perca sua casa, já que o antigo dono é quem será considerado o proprietário legal.
A cidade de Lajeado está localizada no interior do Rio Grande do Sul, mas tem muitas características dos grandes centros. Isso, sem deixar de preservar a segurança, calma e a tranquilidade das cidades pequenas. Considerada a capital do Vale do…
FinanciamentosInvestir em imóveis é um antigo conselho que nunca sai de moda. Além de ter sua casa própria, ter imóveis para negociar ou alugar, é algo que sempre vai gerar renda. Afinal, moradia é algo necessário, independente do cenário político…