Psicologia das cores e seus efeitos nos ambientes

16 de outubro de 2018

Psicologia das cores e seus efeitos nos ambientes

Qualquer mudança que realizamos em casa já faz muita diferença, por exemplo, mudar a cor das paredes, traz um ar totalmente novo ao ambiente.

A psicologia das cores pode exercer uma grande influência nos ambientes e nas decorações. Afinal, as cores podem contribuir para o que sentimos.

Essa influência das cores depende do impacto que a cor tem sobre nós e esse impacto decorre de fatores subjetivos.

Pensando nisso, separamos quais os significados das cores e sensações que elas podem agregar para um cômodo e para o seu bem-estar.

Azul

A cor azul está ligada a tranquilidade e relaxamento, por isso, é perfeito para paredes de escritórios, locais de refeições e quartos, justamente pelo seu efeito calmante.

Além disso, em lugares mais quentes, a cor pode trazer sensação de refrescância ao ambiente.

Psicologia das cores e seus efeitos nos ambientes

Verde

Assim como o azul, o verde traz sensação de frescor, relaxamento e harmonia. Mas além disso, é associado ao bem-estar, auto-estima e saúde.

É interesse apostar na cor em ambientes estudos, trabalhos e salas de espera, mantendo uma tranquilidade no local.

Preto

Na decoração o preto torna um ambiente sofisticado. É recomendado utilizá-lo em pequenas áreas ou alguns itens de decoração para não tornar o ambiente muito pesado.

O preto transmite sensação de serenidade e prudência e quando combinado com outras cores pode transmitir um ar de alegria.

Vermelho

Psicologia das cores e seus efeitos nos ambientes

O vermelho pode ser uma cor muito provocante, por isso deve ser usado com cuidado.  A cor pode mudar as nossas sensações, podendo ser animada, confiante e trazer sensação de serenidade, como também pode causar sensação de nervosismo e preocupação. Além disso, não é interessante utilizar em ambientes que você passa muito tempo.

Amarelo

O amarelo instiga a criatividade, comunicação, mente e aprendizado. A cor é indicada para a cozinha e sala de jantar, justamente por estimular o apetite.

O amarelo também transmite energia e calor ao ambiente.

Branco

Psicologia das cores e seus efeitos nos ambientes

O branco é a soma de cores na decoração, representando estabilidade, limpeza, pureza, simplicidade e paz.

Sua escolha remete a pensamentos positivos. Além disso, não precisa ser usada como cor predominante, já que por ser neutro fica bem com diversas cores e ambientes.

Mudar um ambiente pode não parecer uma tarefa muito simples, mas agora que você já sabe como as cores podem influenciar, só falta escolher a sua preferida e sair decorando a casa.

Inscreva-se e receba os lançamentos no seu e-mail

Sucesso :)
Erro :(