A ansiedade e urgência consomem aqueles que estão em busca de imóveis para alugar. No entanto, a pressa pode fazer com que os locatários atropelem algumas etapas importantes e cometam erros.
Pensando nisso, reunimos algumas dicas para você não cometer nenhum deslize e alugar seu imóvel com tranquilidade.
Esse é o erro mais grave e até mais, pois é no contrato que estão escritos os dados necessários. Não ler com bastante atenção pode incorrer em prejuízos futuros.
Por isso, atente-se a todas as cláusulas, principalmente àquelas referentes a reajustes e multas contratuais por eventualidades que possam ocorrer com o local durante sua estadia.
As despesas com uma locação não se limitam apenas ao valor do aluguel mensal. Muitas pessoas não consideram outros gastos e, por isso, acabam por enfrentar problemas no orçamento.
O principal é o pagamento do IPTU. De acordo com a lei, o proprietário é o responsável pela quitação do imposto. No entanto, ele pode transferir a obrigação ao locatário.
Para isso, é necessário haver uma cláusula no contrato definindo a quem cabe o pagamento.
Também é preciso considerar outros gastos, como a taxa de condomínio, os reajustes anuais e outros. Portanto, antes de alugar um imóvel, calcule todas as despesas para evitar gastos inesperados.
Na entrega do imóvel, todos os itens listados na vistoria serão inspecionados e o proprietário pode argumentar que o locatário deve arcar com custos de reparos.
Como evitar: para não ter problemas por conta de avarias que podem ser cobradas, preste atenção ao máximo a todos os itens elencados no documento de vistoria que, preferencialmente, deve incluir fotos para que fique registrada a maneira com que a moradia foi entregue a você.
A vistoria terá desde pintura até danificações decorrentes do uso antes da entrada do inquilino.
O estado de conservação de móveis, assim como de portas, fechaduras, rodapés, pontos de luz e saídas de água devem estar listados.
Muitas pessoas acham que alugar imóvel direto com o proprietário, isto é, sem a intermediação de uma imobiliária, é uma atitude que resultará em economia.
A verdade é que isso pode gerar prejuízos incalculáveis. Saiba que grande parte dos problemas em uma locação é evitada com a atuação de profissionais com conhecimento e experiência no setor.
Além de ajudar na escolha do imóvel, a empresa ficará encarregada de verificar se o preço do aluguel está adequado, de realizar a vistoria, de elaborar um contrato válido perante a justiça e, ainda, dará todo o suporte necessário durante a vigência da locação, tanto para o inquilino quanto para o locador.
Agora você já sabe como proceder ao aluguel de um imóvel, que tal deixar com quem entende do assunto? Ajudamos você durante o momento e auxiliamos no que for preciso.
Com um território de 90,1 km², Lajeado contabilizava no último censo pouco mais de 84 mil habitantes. O município está na lista de melhores cidades para morar no Brasil, conforme o Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM). Esse cálculo é…
BlogAs propriedades em condomínios fechados estão em alta durante a pandemia. Elas oferecem comodidades que os inquilinos não encontram em qualquer lugar. Segurança, área de lazer, contato com a natureza, privacidade e mais espaço são algumas delas. Agora, os locais…