A ideia de que morar perto da natureza traz benefícios aos seres humanos não é mera conversa fiada. Até porque as vantagens dessa proximidade têm sido comprovadas em diferentes estudos.
Neste post, abordaremos alguns desses benefícios, para que você tenha condições de fazer uma escolha mais consciente do seu local de moradia.
A maior consciência sobre esses benefícios, inclusive, tem contribuído para que se lance um novo olhar sobre a forma como nos relacionamos com o meio natural.
Afinal de contas, querer uma casa no campo, como na música de Elis Regina, tem feito parte do sonho de uma parte considerável da população. É como se representasse uma tentativa de fuga do ambiente cimentado, cinzento e, muitas vezes, poluído das cidades.
Mas, se esse sonho nem sempre se torna realidade, a boa notícia é que arquitetos, paisagistas, engenheiros e urbanistas estão dando mais espaço para o verde nos projetos para áreas urbanas como um todo.
Seja no campo ou na cidade, vamos conferir os benefícios obtidos por quem decide morar perto da natureza.
Ambientes naturais, com muitas árvores, auxiliam na dissipação do calor e resultam em um ambiente de temperaturas mais agradáveis, o que é importante principalmente no verão. Trata-se de um benefício que praticamente todos nós já experimentamos, não é mesmo?
Esse efeito é um contraste na comparação com a retenção de calor gerada pelo cimento e asfalto nas cidades grandes, responsável pela sensação de abafamento.
Além disso, a presença de espaços como parques e praças nas cidades também contribui para uma melhor ventilação, o que ajuda a manter as temperaturas mais agradáveis.
Na medida em que absorvem gás carbônico e liberam oxigênio, as plantas agem como purificadoras do ar, através do processo de fotossíntese.
Trata-se de um fator importante a ser considerado na hora de decidir onde morar, pois isso vai resultar em mais saúde para toda a família.
Um ar puro é tido como uma espécie de remédio natural para a saúde, inclusive ajudando na qualidade do sono.
Áreas verdes, se bem cuidadas, podem virar verdadeiros pontos de encontro. Afinal, quem não gosta de fugir da correria do dia a dia e respirar um pouco de ar puro?
Nesse sentido, áreas verdes podem ser consideradas ambientes democráticos, pois são de interesse de todos aqueles que buscam obter os seus benefícios.
Da mesma forma que estimula o convívio social, a presença de áreas verdes perto de casa favorece a prática esportiva. Isso porque essa é uma das principais atividades com que as pessoas se ocupam quando estão em contato com a natureza.
Além disso, não são todos que se adequam a ambientes fechados para a prática de atividades físicas. Por isso, espaços ao ar livre, junto à natureza, acabam tendo a preferência e até servindo de estímulo para a prática.
O maior contato com a natureza também estimula a adoção de uma alimentação mais saudável. É claro que isso vai depender da forma como vai se dar essa proximidade, mas algumas possibilidades que se colocam são a de colher frutas diretamente do pé e a de contar com uma horta doméstica ou coletiva.
Aliás, produzir alguns alimentos como verduras, temperos e chás é uma das melhores formas de estabelecer um maior contato com a natureza. Isso porque estimula o cuidado e resulta no benefício de colher alimentos de procedência confiável e livres de agrotóxicos.
Morar perto de áreas verdes também é benéfico para a saúde dos indivíduos. O ambiente é menos estressante na comparação com a agitação das áreas inteiramente urbanas, além de pequenas interações já poderem ser responsáveis por aliviar sintomas de transtornos como depressão e ansiedade.
No sentido de obter mais saúde mental por meio dessa interação, outra sugestão é a prática da meditação ativa. Por meio dela, o praticante direciona sua atenção para o ambiente ao seu redor, por exemplo, contemplando o verde das árvores e ouvindo atentamente o canto dos pássaros. A ideia é não julgar essas informações, mas apenas observá-las.
Além disso, em função do seu favorecimento à prática esportiva e a uma alimentação mais saudável, a proximidade com a natureza beneficia a saúde física, resultando em mais qualidade de vida como um todo.
Viu só como pode ser vantajoso morar perto da natureza?
Se você já é adepto de uma vida mais saudável, isso só vai lhe motivar a manter esse estilo de vida.
Se ainda não é, optar por imóveis que contem com áreas verdes nas proximidades pode ser um primeiro passo. Pense nisso!
MAIS: Você é preocupado com sustentabilidade? Então, recomendamos ler nosso post Sustentabilidade nos empreendimentos imobiliários, que traz vantagens e maneiras de tornar a sua construção mais sustentável. Clique AQUI para acessar.
Embora seja uma cidade do interior, Lajeado tem características de uma cidade grande por conta do seu desenvolvimento econômico e social. O município com mais de 80 mil habitantes tem uma economia forte e diversificada, com destaque para a agroindústria,…
DicasSeja gato ou cachorro, os pets são a alegria de muita gente. Conforme a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 46,1% dos lares brasileiros têm pelo menos um cachorro e 19,3%…