Chega uma hora na vida que surge aquela vontade de conquistar o sonho da casa própria, ter um lugar especial para chamar de seu.
Dependendo das condições financeiras de cada pessoa, e pensando em tornar esse sonho mais palpável a curto prazo, existe o financiamento habitacional.
Ele é uma ferramenta muito útil, já que oferece a opção de comprar uma casa ou apartamento para você morar diluindo a compra em diversas vezes, de forma que você pague parcelas que cabem no bolso.
Uma boa notícia é que, a cada ano, aumenta o valor do crédito disponibilizado por instituições financeiras para esse fim, o que facilita com que cada vez mais pessoas contem com essa opção.
Se você quer saber mais sobre como funcionam os financiamentos imobiliários e quais são os primeiros passos para buscar um, é só continuar acompanhando este artigo.
A primeira coisa a ser entendida é o que exatamente é um financiamento imobiliário. Ele é basicamente um modelo de empréstimo voltado para a compra de uma casa ou apartamento, que pode ser novo ou usado, para reforma ou construção do zero.
Ele é oferecido por instituições financeiras, como é o caso da Caixa, por exemplo. Essa instituição concede o crédito necessário à pessoa para adquirir a habitação, e ela poderá pagá-lo por meio de parcelas acrescidas de juros e correção monetária.
Uma das vantagens é que esse pagamento tem um prazo bem longo, de até 35 anos, e em várias parcelas, o que acaba sendo mais fácil para o comprador do que desembolsar o valor total do imóvel de uma vez só.
Lembrando que a forma de pagamento é relativa, e depende muito de qual é a instituição financeira e também da modalidade do financiamento. As regras podem mudar.
Qualquer pessoa! Para isso basta cumprir algumas exigências da instituição financeira.
Como, por exemplo, ter mais de 18 anos, não ter nenhuma pendência com a Fisco ou com a Previdência Social, estar com o nome limpo, ter uma renda compatível com o financiamento e ser um brasileiro naturalizado ou nato.
Essas questões podem mudar de instituição para instituição, por isso é importante buscar informações específicas com o banco previamente, para garantir que você está realmente apto para dar início ao processo.
Mais uma vez isso é algo que varia de instituição para instituição.
Mas no geral, é importante ter o nome limpo, ter pelo menos 3 anos de carteira assinada e ter uma renda suficiente para arcar com os custos do financiamento.
Você está pensando em financiar um imóvel, então o que precisa ser feito?
Isso vai variar do banco ou instituição financeira que você escolher, existem várias que podem oferecer este tipo de empréstimo. É importante fazer a seleção a partir das vantagens, para analisar se elas batem com as suas necessidades e possibilidades de pagamento.
Se você optar pela Caixa, por exemplo, o passo a passo é o seguinte:
Você também pode amortizar algumas parcelas. Para saber como funciona todo o processo acesse o site da caixa clicando aqui.
O financiamento imobiliário pode ser uma excelente opção para tornar mais palpável e rápida a realização do sonho da casa própria. Vale a pena aprender e descobrir mais sobre este assunto.
Se você gostou deste conteúdo aproveite e compartilhe com os seus amigos e familiares. Com certeza eles também vão gostar.
Até a próxima.
As festas de fim de ano são uma forma de reunir pessoas que dificilmente estão juntas no decorrer do ano. São familiares, amigos e até mesmo os colegas de trabalho. Por isso, a data é marcante e sua importância demanda…
FinanciamentosDiante do avanço do novo coronavírus pelo Brasil, a Caixa Econômica Federal está tomando medidas para proteger e estimular o setor da construção civil no país. Entre essas medidas, destaque para a possibilidade de pessoas físicas e empresas poderem adiar…