Entenda o que é o Selo Casa Azul e para que ele serve

4 de dezembro de 2023

Entenda o que é o Selo Casa Azul e para que ele serve

Você já ouviu falar no Selo Casa Azul da Caixa? Ele é uma espécie de certificação de qualidade e sustentabilidade que traz diversas vantagens para incorporadoras, construtoras, entre outros. 

Podem surgir certas dúvidas com relação a isso, como por exemplo: o que é exatamente esse selo e para o que serve?

São esses pontos que iremos abordar neste blog. Siga com a gente e confira tudo que você precisa saber sobre o Selo Casa Azul. 

O que é o Selo Casa Azul?

De acordo com a Caixa, o Selo Casa Azul + CAIXA é um método de classificação ASG (Ambiental, Social e Governança) destinado a propostas de empreendimentos habitacionais que adotem soluções eficientes na concepção, execução, uso, ocupação e manutenção das edificações. 

A adesão é voluntária e são elegíveis projetos novos em fase de análise ou já analisados e contratados. 

Desde julho de 2021 o Selo Casa Azul + CAIXA se divide em duas certificações: Projetar e Habitar. 

Caso o projeto atenda aos critérios exigidos, o empreendimento recebe o certificado de concessão do Selo Casa Azul + CAIXA Projetar no nível alcançado no ato da contratação. 

Para tornar o projeto mais transparente, a CAIXA verifica durante o acompanhamento da obra se o empreendimento foi executado conforme o projeto certificado, resultando na emissão do Selo Casa Azul + CAIXA Habitar.

Quem pode obter o selo?

Ele é destinado para construtoras, incorporadoras, poder público local, empresas públicas de habitação, cooperativas, associações e entidades organizadoras sem fins lucrativos, sendo aplicável a qualquer projeto de produção de empreendimentos habitacionais, nas linhas de financiamento da Caixa. 

Existem quatro tipos de selo: 

Para o Selo Cristal: 50 pontos e 16 critérios obrigatórios;

Para o Selo Topázio: 60 pontos e 17 critérios obrigatórios

Para o Selo Safira: 80 pontos e 17 critérios obrigatórios;

Para o Selo Diamante: 100 pontos, o identificador #mais na categoria “Inovação” e 24 critérios obrigatórios.

Para saber quais são os critérios para obtenção dessa certificação clique aqui

Quais são as vantagens de ter o selo?

Você deve estar se perguntando: mas qual é a vantagem de conseguir este selo? Aqui vão algumas delas:

  • Garantia de qualidade: imóveis que recebem este selo atendem a padrões de qualidade e de construção elevados. Isso garante que os imóveis sejam seguros, confortáveis e atinjam critérios estabelecidos de eficiência energética e conforto ambiental para os moradores.
  • Segurança: o selo Casa Azul inclui exigências de segurança para garantir a proteção dos moradores, outra vantagem. 
  • Sustentabilidade: ao seguir os critérios do selo, é garantido que o empreendimento busque eficiência energética e uso racional da água, poupando recursos naturais. Essa economia gera uma redução de custos para os moradores e para a administradora a curto e longo prazo. 
  • Financiamento: os imóveis que recebem este selo podem ter acesso a condições de financiamento mais favoráveis, como taxas de juros mais baixas e prazos de pagamento mais longos, também benéfico aos compradores e à administradora.
  • Valorização: como falamos no primeiro tópico, o selo é sinal de qualidade e pode valorizar os imóveis no mercado imobiliário. Um benefício para proprietários que desejam vender ou alugar o imóvel.

Exemplo na prática

Aqui na C2B nós temos o Vert Life, que conta com o Selo Casa Azul no nível Safira. 

Visão frontal do Edifício Vert Life.

Viu só? Ter o selo Caixa Azul é sinônimo de um empreendimento de qualidade. 

Gostou do conteúdo? Então aproveite e siga a C2B nas redes sociais. Lá nós compartilhamos várias dicas interessantes e que podem ajudar no seu dia a dia. Clique aqui para conferir. 

Inscreva-se e receba os lançamentos no seu e-mail

Sucesso :)
Erro :(