Ordem na Casa: 5 lições de arrumação de Marie Kondo

1 de junho de 2021

Ordem na Casa: 5 lições de arrumação de Marie Kondo

Será que a organização da casa está relacionada a uma vida mais tranquila? Para Marie Kondo, especialista em organização pessoal, sim.

Em sua série original da Netflix, a “Ordem na Casa”, Marie fala sobre como uma vida longe da bagunça pode deixar a rotina mais leve e funcional.

Mais do que isso, a especialista dá dicas de como deixar o ambiente mais organizado, seguindo alguns passos básicos.

“Ordem na Casa” está disponível na Netflix desde 2019 e funciona como reality show. Marie, que é japonesa, acompanha a rotina de uma família diferente a cada episódio e as ajuda a organizar seus lares.

O que deu origem à série foi o livro “A Mágica da Arrumação”, de 2011. O livro vendeu mais de 5 milhões de cópias e foi publicado em 41 países.

Mas, afinal, por que a tática da “KonMari” faz tanto sucesso? Neste conteúdo vamos lhe contar 5 lições de arrumação da especialista, e ficará mais fácil de entender o sucesso de Marie.

Confira!

Divida seus pertences em categorias

Como primeiro passo, a dica é: vá por partes. Para ajudar nesse processo, divida seus pertences em categorias. Conforme Marie Kondo, é possível dividir os itens de uma casa em cinco categorias:

  • objetos de valor sentimental;
  • livros;
  • roupas;
  • papéis;
  • komono (itens de cozinha, banheiro e garagem).

 

Em papéis, Marie Kondo inclui documentos e contas. Então, identificar estas categorias será importante para que elas possam ser resolvidas uma de cada vez.

Outro ponto importante é: cada um cuida da sua bagunça. Ou seja, se você divide a casa com outros adultos, lembre-se que cada um é responsável por seus pertences.

Isso também significa não dar palpites na organização de cada um. A reflexão sobre o que vai ou fica dentro de cada categoria deve ser individual.

 

Faça pilhas

Depois de dividir os itens em categorias, é o momento de fazer pilhas. Isso vale especialmente para roupas. A dica de Marie Kondo é empilhar todas as vestimentas em cima da cama.

Dessa forma, você conseguirá ter uma visão real da quantidade de pertences que você tem. Talvez seja a primeira vez que você terá essa noção, o que pode gerar um choque.

Afinal, olhando para a grande quantidade de coisas que você tem, já será o primeiro passo para se convencer a se livrar de algo. Esta é a importância do impacto visual.

Repita este mesmo processo na cozinha e demais cômodos da casa. Conseguir enxergar tudo o que você tem, será um processo e tanto!

 

Veja a validade

Existem pessoas que guardam coisas que nem lembravam que tinham. Também existem pessoas que sentem dificuldade em escolher o que vai e o que fica.

Quando se trata de produtos da cozinha, banheiro ou lavanderia, a dica é: verifique a validade dos produtos.

Não existem motivos para continuar guardando um produto cuja data de validade está ultrapassada. Mantenha somente aquilo que você ainda pode usar e que está em boas condições de uso.

 

Fique somente com que o traz alegria

Há quem diga que foi por este motivo que o método KonMari fez tanto sucesso. Segundo Marie Kondo, a pergunta que deve guiar o que fica ou não dentro de casa é: “Isso me traz alegria?”.

Para a especialista, devemos manter em nosso lar somente o que nos faz feliz. Isso vale para as roupas e demais objetos da casa. Se for difícil fazer isso no início do processo, Marie garante que ficará mais fácil no decorrer.

A especialista afirma que ao tocar na peça, a pessoa deve ter sensação de aconchego. Assim, até o final do processo você perceberá que guarda muitas coisas que não lhe fazem bem.

Esses são objetos ou peças de roupas que estão ali sem motivo algum, apenas pelo comodismo de não eliminá-los.

E por falar em eliminar algo, segundo Marie Kondo também é importante que, na hora de se desfazer de alguma peça, exista um momento para agradecer por tudo o que aquele pertence lhe proporcionou.

 

Esta não é uma tarefa árdua

O momento de organizar a casa deve ser de leveza. Encarar esse desafio como algo difícil demais a ponto de tornar-se ruim, só vai complicar ainda mais.

O objetivo do método Marie Kondo não é deixar a sua casa perfeita, mas sim ser mais feliz, por meio da organização. Até porque, um pouco de bagunça faz parte dos lares.

Elimine os excessos e aquilo que não lhe faz bem. Isso é o principal! Assim, a sua casa naturalmente terá mais ordem.

Se você gostou deste conteúdo, a dica é conferir toda a série de Marie Kondo na Netflix. Com certeza você encontrará ainda mais aprendizado vendo o processo acontecer na prática.

Inscreva-se e receba os lançamentos no seu e-mail

Sucesso :)
Erro :(