Descubra como financiar um imóvel sendo MEI ou autônomo

3 de setembro de 2021

Descubra como financiar um imóvel sendo MEI ou autônomo

O número de Microempreendedores Individuais (MEIs) continua crescendo no Brasil. Atualmente, o país conta com mais de 11,3 milhões de MEIs ativos. Isso corresponde a nada menos que 56,7% dos negócios, de acordo com o Ministério da Economia.

Esse grupo de empreendedores que trabalha sem vínculo empregatício, acaba ficando em dúvida se pode financiar um imóvel. Isso porque a comprovação de renda para estes casos é um pouco mais complexa do que para trabalhadores registrados.

Mas se você faz parte desse grupo de trabalhadores e sonha em ter um imóvel próprio, saiba que é possível!

Financiamento do imóvel como pessoa física

Os trabalhadores dessas modalidades podem fazer financiamento como pessoas físicas. Ou seja, MEI pode financiar imóvel, mas não como pessoa jurídica, mesmo que o empreendedor possua personalidade jurídica e CNPJ.

A seguir, veja algumas informações importantes para conseguir financiar o seu imóvel.

Você precisa comprovar a sua renda

Na maioria dos bancos e financeiras, é preciso comprovar renda para solicitar crédito. Para isso, é solicitada uma série de documentação. A seguir, fizemos uma lista dos documentos que são aceitos como comprovação de renda.

  1. Declaração de Imposto de Renda (IR): ao declarar anualmente os rendimentos à Receita Federal, você pode utilizar a Declaração do IR como comprovante de seus ganhos. O documento costuma ser apresentado junto ao recibo que atesta a entrega da declaração ao fisco.
  2. Extratos bancários: em geral, as instituições que trabalham com crédito imobiliário aceitam o saldo médio da conta bancária como comprovação de rendimentos. É fundamental apresentar extratos que demonstram pelo menos 6 meses de movimentação dos seus ganhos. Eles podem ser retirados da conta-poupança ou da conta-corrente.
  3. Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (DECORE): este documento pode ser usado por autônomos, profissionais liberais e microempresários. Ele serve como declaração dos ganhos mensais do trabalhador, e é emitido por um contador e autenticado com o selo de habilitação deste profissional, marca expedida pelo Conselho Regional de Contabilidade.
  4. Comprovação de renda em conjunto: uma forma de aumentar as chances de ter a solicitação de financiamento aceita pelo banco ou instituição financeira, é comprovar renda com mais pessoas, que podem ser o cônjuge, os parentes ou sujeitos sem vínculo familiar.

Outros documentos necessários

A instituição financeira também solicita outros documentos, como os documentos do comprador (CPF, RG, comprovante de endereço; e para os casados, certidão de casamento), certidões negativas e os documentos do imóvel que irá financiar, para que a financeira possa fazer uma análise e aprovação.

Esses documentos antecedem a aprovação do crédito pela instituição financeira. Estando tudo de acordo, o financiamento será aprovado. Os benefícios dessa forma de pagamento incluem o prazo de até 35 anos para quitar a dívida, período que varia dependendo da situação e da linha de crédito escolhida.

Um sonho a seu alcance

Realizar o seu sonho de ter um imóvel próprio não é tão difícil. Afinal, um financiamento para MEI tem todas as mesmas etapas de um financiamento para pessoas que trabalham com carteira assinada.

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