Não há dúvidas que ter um animal de estimação em casa pode trazer muita alegria para a vida dos moradores.
Contar com um pet em casa pode ser incrível, mas exige muito tempo e dedicação, tanto com a saúde do animal como com a limpeza do lar.
Além da preparação emocional em recebê-lo, é fundamental que você ajuste o ambiente para ele.
Existem alguns cuidados essenciais para a segurança do animal e que evitam estragos e prejuízos na sua residência.
Mas antes de entender os cuidados que devemos ter para receber um pet em casa, vamos entender a importância de ter um pet e conhecer três benefícios que ele traz para a sua saúde.
Como já citamos, os animais de estimação em casa trazem muitas alegrias aos moradores, mas você saber o que mais ele pode fazer por você?
Pois é, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem 132 milhões de animais de estimação, sendo o 4º lugar no mundo em quantidade de pets, incluindo tanto cães e gatos quanto aves e peixes.
Se há crianças na casa, eles auxiliam no desenvolvimento e na socialização infantil, já para a terceira idade funcionam como uma companhia.
E ainda tem mais, eles ajudam em
– socialização;
– depressão;
– felicidade;
– união familiar.
Além desses benefícios citados acima, separamos outros três relacionados à sua saúde, em que os pets têm influência.
Os cuidados com um animal de estimação exigem concentração, fazendo com que você não esqueça que a vida vai muito além do trabalho.
Tudo isso, porque conviver com um bichinho diminui o nível de cortisol no organismo, ou seja, o hormônio do estresse.
Será preciso passear com seu pet para espairecer e para que ele saia um pouco de dentro de casa; mas não desanime, afinal isso será benéfico para você também.
Com caminhadas diárias, você desenvolverá diversas vantagens para a sua saúde.
O seu pet lhe dará tanto carinho que, se você chegar cansado do trabalho, esquecerá o estresse em pouco minutos.
Além disso, brincar com um pet estimula a produção de diversos hormônios que favorecem o bem-estar.
Agora, para lhe ajudar a adequar o seu imóvel para a chegada de um pet, separamos seis dicas que farão toda a diferença nesse momento especial para você e para o novo companheiro.
Instalar redes de proteção nas janelas e varandas é o primeiro passo para receber um pet em casa.
Analise bem os vãos que existem no imóvel e os lugares onde o pet pode passar e cair, assim você conseguirá cobri-los e evitará acidentes.
É preciso ter cuidado principalmente com gatos, pois eles podem subir nas janelas e em outros lugares atípicos.
Prepare um local onde será a cama do pet; mas lembre-se, é muito importante que esse espaço esteja sempre limpo e aconchegante para ele.
Tudo dependerá de como será a sua relação com o animal, mas procure deixá-lo em um cômodo mais tranquilo, no qual ele poderá isolar-se quando desejar.
Produtos de limpeza, objetos de decoração e itens que você utiliza em prateleiras baixas precisarão ser guardados em outro local.
É necessário ter muito cuidado com produtos que ficam ao alcance dos pets, principalmente produtos de limpeza, que trazem o risco de morte caso o animal venha a ingeri-los.
Mas não descuide de mantimentos e sapatos que também podem estar na mira do animal.
Antes de receber o pet em casa, faça uma análise dos fios de eletricidade que possam estar expostos e esconda-os.
Os animais podem roê-los, machucarem-se e até mesmo correrem risco de tomar um choque.
Se você contar com plantas na sua decoração, procure saber se elas prejudicarão seu pet.
Existem algumas plantas que podem oferecer muitos riscos para a saúde dos animais, por isso veja quais plantas você precisará retirar antes que seu pet chegue, evitando acidentes maiores.
Uma das principais mudanças que você precisará realizar na sua casa é desfazer-se de carpetes e tapetes.
Nos primeiros dias os pets podem fazer suas necessidade em qualquer lugar, até se acostumarem; isso poderá acabar com seu carpete ou com seus tapetes.
Portanto, a melhor maneira de evitar é desfazendo-se deles; aliás, os pisos recomendados para quem possui pets são piso frio ou vinílico.
É muito importante que ao decidir adaptar seu imóvel para receber um pet, você tenha paciência e dedicação, pois levará um tempo até ele acostumar-se com o ambiente.
Mas no final, todo o seu trabalho e esforço será compensado com todo carinho que um animal pode proporcionar.
Dicas para que você devolva o imóvel alugado de maneira cuidadosa e sem dores de cabeça.
BlogVocê já ouviu conhecidos seus falando sobre como investir em imóveis vale muito a pena? Esse tipo de frase é comum por um motivo. Se você investir no imóvel certo, do jeito certo, essa ação pode trazer inúmeras vantagens para…