Não faz muito tempo que comemoramos o Dia Mundial da Água, um dos bens mais preciosos do nosso planeta.
Afinal, a água pode parecer abundante no planeta, mas apenas uma pequena parte dela pode ser consumida no dia a dia.
Aliás, alguns dados sobre o assunto servem para alertar todos nós: até 2050, a falta de água pode atingir 5 bilhões de pessoas no mundo, de acordo com um relatório feito pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Ainda que pareça distante, ou mesmo seja difícil de imaginar um futuro assim, precisamos começar a agir hoje mesmo, fazendo a nossa parte.
Por isso, é fundamental conhecer algumas estratégias para economizar água e contribuir para a preservação deste recurso natural tão importante na nossa vida.
Então, para começar, que tal colocar em prática algumas orientações para economizar água?
Se uma pessoa reduz em 5 minutos o tempo de banho, economiza 26,8 bilhões de litros de água por mês.
– Uma ducha de 15 minutos equivale a aproximadamente 135 litros de água, praticamente a mesma quantidade para encher uma banheira.
– 4 integrantes de uma família, tomando banhos de 15 minutos, gastam 540 litros de água, o que em apenas 18,5 dias equivale à quantidade para encher um caminhão pipa de 10.000 litros.
– Com um banho de 5 minutos, você reduz o consumo para até 45 litros de água, uma economia de 66,7%.
Ao escovar os dentes, lavar o rosto ou as mãos, ou mesmo fazer a barba, deixe a torneira fechada.
Quando você deixa a água escoando, são gastos 12 litros de água.
Já ao fechar a torneira e usar a água apenas para molhar e enxaguar a escova e reservar uma pequena quantidade para bochechar em um copo, será gasto apenas meio litro.
Opte por um vaso sanitário com descarga de caixa acoplada; este modelo gasta bem menos água que as de válvulas na parede.
Outra dica é apertar a descarga do vaso sanitário apenas uma vez e pelo tempo necessário – cada descarga gasta de 7 a 10 litros de água.
Mantenha a válvula de descarga sempre regulada e verifique se não há água escorrendo pelas bordas do vaso ou se o sistema sanitário necessita de reparos. Também não jogue no vaso sanitário papéis, pontas de cigarro, remédios, camisinhas, entre outros.
O consumo de uma máquina de cinco quilos de roupa é de 135 litros por uso. O ideal é ligar a máquina apenas quando ela estiver completamente cheia.
Por isso, planeje as lavagens. Utilize a máquina de lavar com menos frequência, acumulando roupas sujas para, só então, ligá-la.
A água da máquina de lavar roupa ainda pode ser reutilizada para a limpeza do chão dos cômodos, do quintal ou de calçadas, dependendo do número de enxágues. Para isso, basta retirar a mangueira do cano e desviar a água para um balde.
Mas atenção: é importante ter cuidado ao jogar essa água no ralo, para que ela vá para a rede de esgoto e seja tratada antes de cair em córregos e rios. O descarte da água na rua faz com que ela vá para a galeria de águas pluviais e não receba o tratamento necessário, poluindo assim o meio ambiente.
A água do banho e da máquina de lavar podem limpar a calçada ou até seu carro.
Outra opção é utilizar a água da chuva. Além de ser ecologicamente correto, o reaproveitamento das águas pluviais pode resultar em notável economia na conta de água.
Outra vantagem é que, ao armazenar água em cisternas – sistema de reserva de águas pluviais, você estará ajudando a conter enchentes e outros problemas que poderiam prejudicar a sua rua ou até mesmo sua cidade.
Economizar e preservar a água é uma tarefa que cabe a cada um de nós. Por isso, que tal aproveitar e começar a fazer a sua parte para contribuir com o planeta?
Outra dica interessante é disseminar estas informações para que elas tenham maior alcance: compartilhe nas suas redes sociais, converse com amigos e, se tiver mais dicas de como economizar água, conte-nos nos comentários.
A compra de um imóvel é um item presente na lista de desejos de muitos brasileiros. Além de ser uma grande realização na vida. Mas antes de se jogar de cabeça no novo imóvel, é importante conhecer alguns cuidados essenciais…
BlogFique por dentro das novidades e tendências do mercado imobiliário para 2023. Esses dados ajudarão a elevar os resultados de locação e venda de imóveis. Esses dados foram levantados por portais online, através de entrevistas com os usuários. Confira a…