O plano inicial era passar algumas semanas de quarentena, trabalhando de casa e depois voltar para o escritório normalmente. Mas as coisas foram bem diferentes.
Já estamos em 2022 e muitas empresas resolveram manter o trabalho remoto, pelo menos em alguns setores, como mostram os dados da Agência Brasil e da Mackenzie.
E apesar de ser um facilitador para algumas coisas como economizar tempo, alimentar-se bem e dormir um pouco mais, trabalhar em casa pode trazer alguns prejuízos à saúde.
Isso acontece porque poucos lares contam com estações de trabalho ergonômicas como as existentes (ou que deveriam existir) nas empresas.
Na grande maioria das vezes, os móveis e equipamentos domésticos são adaptados às funções do dia a dia no lar, o que faz com que a postura não seja a ideal quando os usamos para trabalhar.
Por isso, e para deixar seu escritório mais funcional, reunimos 5 dicas que vão lhe ajudar a ter a melhor experiência trabalhando em casa. Veja a seguir.
Trabalhar em casa é sinônimo de flexibilidade e tentação! Ficar no sofá, na rede ou na cama é o pensamento natural que nós temos, mas isso não é nada funcional. Sabe por quê?
O nosso corpo relaxa automaticamente quando ficamos nesses lugares, o que, consequentemente, interfere na produtividade. Sem contar as possibilidades de distração que ficam ao redor, a uma distância mínima.
Por isso é importante separar um local adequado para você iniciar suas atividades. Assim, quando você estiver nele, seu corpo e mente estarão mais focados e disciplinados em trabalhar.
Você pode dividir um dos cômodos ou utilizar uma parede da sala ou do quarto para instalar sua mesa de trabalho ali. Separe um espaço tranquilo, principalmente se você mora com outra pessoa.
Depois de escolher o local, o segundo passo é optar por uma cadeira confortável e uma boa mesa. Afinal de contas, você ficará boa parte do dia sentado, e não é legal ficar com má postura em frente ao computador.
Isto pode fazer mal para a sua saúde e prejudicar diretamente no seu rendimento.
É imprescindível focar em três fatores: praticidade, conforto e funcionalidade.
Prefira uma cadeira confortável e com regulagem de altura. Procure por uma mesa da altura ideal e com espaço suficiente para acomodar suas ferramentas de trabalho.
Os itens básicos para compor o ambiente são cadeira, mesas, gavetas e quadros de avisos, se julgar necessário.
A falta de uma iluminação adequada pode afetar seu rendimento. Ela pode causar dificuldade de concentração, sono e preguiça.
Por isso, já está (mais do que) na hora de dar maior atenção à iluminação e, ainda, aproveitar a luz natural que entra pelas janelas.
Caso não tenha luzes por perto, utilize luminárias ou abajures que fiquem acima da mesa. Ter um ponto de luz bem posicionado é ótimo para auxiliar na leitura de documentos, livros e itens de natureza não tecnológica.
Além disso, iluminar diretamente à frente da tela do seu computador pode ocasionar cansaço ocular e reflexo desnecessário.
Quando pensamos em trabalho remoto, é praticamente impossível anular o uso da tecnologia. Afinal, graças a ela foi viável levar o escritório para casa e permanecer conectado aos clientes, colaboradores e fornecedores.
Então, é interessante investir em uma infraestrutura adequada de acordo com a sua demanda. Adquirir um bom computador, um bom plano de internet e telefone, com certeza vai ser fundamental para manter a comunicação com todo mundo.
Mais um item que pode facilitar bastante o trabalho é o armazenamento em nuvem. Vale muito considerar esta opção para compartilhar arquivos com outras pessoas, e garantir maior autonomia e flexibilidade de acesso remoto.
É natural acumular itens e ferramentas de trabalho durante o dia. Só que esses acessórios acabam ocupando muito espaço, principalmente quando não são utilizados.
Desde o início da pandemia, quantas coisas você já acumulou na sua mesa de trabalho?
Busque deixar na mesa apenas o que realmente será utilizado. Assim, você terá um ambiente mais organizado e limpo para você render mais.
Ao colocar em prática nossas dicas, você irá perceber os benefícios em trabalhar em um espaço funcional e produtivo.
Uma nova tendência de decoração surgiu durante a pandemia: é o estilo Japandi. Minimalista, elegante e funcional, ele pode ser o toque que faltava para renovar o seu lar. Este estilo reúne a decoração escandinava com o design japonês, criando…
FinanciamentosVocê sente que chegou a hora de investir em uma casa própria? Então você precisa ficar por dentro de uma novidade muito boa que está vindo por aí: o ano de 2024 promete ser um dos melhores anos para o…