A sustentabilidade está cada vez mais presente em diversos ramos, e no imobiliário não seria diferente.
Essa atitude consciente de preservar o meio ambiente não parte apenas da empresa, mas também do consumidor, que está preocupado com as condições em que o seu produto ou serviço foi produzido.
Na construção civil já é possível utilizar materiais que geram menos impactos no meio ambiente e na economia.
Os imóveis sustentáveis, embora pouco conhecidos, apresentam um grande potencial de valorização no ramo imobiliário.
Quer entender melhor sobre os imóveis sustentáveis e as suas vantagens? Continue lendo o artigo.
Os imóveis sustentáveis são empreendimentos extremamente bem projetados e construídos, estando de acordo com a preservação do meio ambiente.
Eles têm o objetivo de reduzir o impacto e os danos à natureza através de recursos e materiais sustentáveis.
Esse conceito surgiu na década de 90, mas ficou mais presente nos empreendimentos atualmente, pois são utilizadas tecnologias modernas para investir na sustentabilidade.
A ideia de sustentabilidade é promover um consumo consciente de todos os recursos naturais à nossa disposição, bem como empenhar-se pela redução de resíduos.
Muitas pessoas não sabem, mas a construção civil é um dos setores da economia que mais utiliza recursos naturais. Portanto, é preciso mudar paradigmas para que a sustentabilidade seja socialmente aceita no mercado.
Para isso é preciso ser consciente com o uso dos recursos naturais, além de praticar o reaproveitamento, como por exemplo utilizar materiais sustentáveis e fontes de energia renováveis.
Utilizar e priorizar alternativas sustentáveis pode trazer muitos benefícios, não só na preservação do meio ambiente, mas também no custo operacional da empresa.
Para você entender melhor, separamos três vantagens que a sustentabilidade pode trazer para seu empreendimento.
Os empreendimentos sustentáveis contam com uma estética atrativa e podem proporcionar conforto aos seus moradores.
Isso porque os métodos modernos de construção permitem um maior equilíbrio térmico, o que reduz a necessidade de sistemas de aquecimento ou ar-condicionado.
Além disso, proporcionam o isolamento acústico e priorizam a iluminação natural, tanto para a captação de energia solar e de água da chuva como para a redução dos gastos dos moradores, valorizando assim o empreendimento.
Muitas pessoas não sabem, mas um estímulo para empreendimentos sustentáveis é o IPTU Verde, que oferece desconto de 5% a 20%, tanto para construções novas como para reformas que implementem soluções sustentáveis.
Vale destacar ainda que o investimento para a implementação de novas tecnologias sustentáveis nas residências já reduziu de valor, que se disseminou, e houve um aumento nas linhas de crédito.
Além de o investimento ter um custo menor, pois como vimos acima há diversas linhas de crédito que facilitam acesso a essas técnicas, também o uso de materiais recicláveis faz com que a obra seja mais econômica.
A dica é aproveitar tudo o que for possível na sua obra e ajudar na preservação do meio ambiente, substituindo os materiais por recursos naturais.
Gostou de entender melhor como funcionam as construções sustentáveis? Adotar essa técnica é uma ação que pode tornar o futuro muito melhor.
Você deve estar se perguntando, mas como deixo a minha obra sustentável? Logo veremos isso, continue acompanhando a leitura.
Depois de entender quais o benefícios de uma construção sustentável, está na hora de conhecer maneiras de tornar a sua obra inteligente.
Como já falamos ao longo do texto, prefira sempre materiais sustentáveis para construir seu empreendimento.
Para preservar o meio ambiente e tornar a sua obra sustentável, você pode escolher usar:
– telhado verde;
– tinta ecológica;
– bioconcreto;
– telhas ecológicas;
– bambu;
– vidro inteligente.
Esses são alguns dos materiais que você pode usar para gerar menos resíduo durante a construção.
Agora você já conheceu alguns dos materiais que estão no mercado para lhe ajudar durante o processo.
O próximo passo é entender como colocar tudo isso em prática com técnicas de construção sustentáveis.
Para isso você pode utilizar técnicas, como:
– reuso de recursos;
– containers;
– iluminação natural;
– ventilação natural;
– gestão de resíduos;
– lâmpadas de LED.
Essas são algumas técnicas que você pode utilizar para tornar a sua construção mais sustentável.
Você provavelmente já ouviu falar de tecnologia sustentáveis, como a captação de energia solar para eletricidade ou para o aquecimento de água.
Utilizar o sol como fonte de calor para esquentar a água em dias mais frios é uma excelente alternativa para economizar energia.
Tudo isso acontece por meio dos painéis solares, que contêm tubulação em seu interior, que é exatamente por onde a água circula.
Promover a economia e a preservação do meio ambiente com obras sustentáveis é uma atitude incrível, além de contribuir muito para o planeta.
Esperamos que tenha gostado de conhecer melhor sobre empreendimentos sustentáveis, como é o caso do Reserva. Clique AQUI para saber mais.
Compartilhe essa ideia nas suas redes sociais e influencie outras pessoas a terem uma atitude sustentável.
Mobiliar um apartamento ou casa, muitas vezes é o dilema de grande parte das pessoas. Em espaços pequenos, ter poucos metros quadrados deixam o morador com bem poucas opções. O ideal, nesse caso, é planejar, pesquisar, orçar, de modo a…
DicasA maioria das pessoas, quando começa a trabalhar, deseja adquirir a sua casa própria. E a boa notícia é que esse objetivo pode ser alcançado, mas depende de muito planejamento, organização e disciplina. Adquirir o seu próprio imóvel, é um…