Salão de festas em condomínio: 5 dicas para manter uma boa convivência

4 de novembro de 2021

Salão de festas em condomínio: 5 dicas para manter uma boa convivência

As áreas comuns do condomínio são para uso de todos os moradores. Mas antes de se divertir e desfrutar destes espaços, os condôminos devem obedecer às normas propostas.

Principalmente as regras para uso do salão de festas, a área mais disputada do prédio. 

Os problemas mais frequentes são barulho, danos ou perdas de itens,  excesso de pessoas e condições precárias quanto à limpeza após o evento. Por isso, estes pontos devem contar com medidas nas normas de condomínio.

Além disso, existem algumas medidas que podem ser adotadas para evitar problemas e não deixar que a festa no condomínio seja um incômodo. Nós reunimos 5 delas para você, basta continuar a leitura para ver.

Comece definindo quem pode usar/reservar o local

Como se trata de um benefício que o condomínio oferece, para estimular a valorização e preservação do salão de festas, muitos condomínios fazem uso de práticas de merecimento para uso do local.

Ainda que, de modo geral, todos possam utilizar de forma igual as dependências do condomínio, é possível aplicar algumas medidas restritivas.

Entre elas, uma opção é não permitir que apartamentos inadimplentes possam fazer uso do salão, ou não permitir que apartamentos que tenham recebido uma multa grave de uso do salão usem o espaço por determinado tempo. 

Estas são algumas maneiras de estimular a adimplência e o cuidado com os bens do condomínio; e, normalmente, são eficientes.

Determine prazos para reserva e desistência

Para garantir a organização e a responsabilidade com os compromissos do condomínio, é preciso estipular medidas de tempo de antecedência para reserva e desistência.

Isto é importante, tanto para gerenciamento do salão de festas residencial, quanto para não prejudicar moradores que não fizeram uso do salão porque acreditavam que ia ser utilizado; quando na verdade, não foi.

Estabeleça um valor para a Taxa de Limpeza

A limpeza é um ponto muito importante quando falamos do uso do salão de festas do condomínio.

O recomendável é que não seja somente o responsável pela reserva o encarregado por limpar o local. Isso porque o salão pode não ficar nos padrões de limpeza ideais.

Então, para evitar estresse e despadronização da limpeza, é importante estabelecer uma taxa a ser paga, acordada em assembleia.

Assim, ao final de cada reserva um profissional de limpeza deve ir ao salão para garantir as condições adequadas de limpeza do espaço.

Dê atenção aos horários de uso

Por mais que haja horário de silêncio e o volume seja reduzido das 22 h até às 6 h, o próprio uso do salão com convidados conversando pode perturbar o sono de moradores em um horário muito tardio.

É possível determinar o intervalo de tempo que está permitido para o salão, de modo a evitar incomodações e margem para problemas.

Tenha um Termo de Responsabilidade

Um documento formal é importante tanto para conscientização como também como prova de que, no momento da reserva, quem requisitou o uso do salão residencial está ciente da conduta e cuidados com o uso do salão.

Além disso, o uso de um objeto mais formal e que contenha a confirmação tanto do morador quanto do síndico gera uma maior atenção e respeito.

O documento pode contar com partes das normas de condomínio, assim como o horário e informações para melhor organização.

Com estas dicas, agora é só aproveitar as partes boas do salão de festas no condomínio!

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