Possuir um cantinho verde em apartamento pode deixar seu lar muito mais alegre, e ainda proporcionar temperos frescos para preparar pratos saborosos.
Aliás, preparar uma refeição no dia a dia com alimentos frescos e colhidos em casa, traz inúmeros benefícios. E se você acha que ter uma horta é algo impossível, seja pela falta de espaço ou por ter uma rotina corrida, este blog é para você.
Isso porque, atualmente, existem diversas formas de montar e cultivar uma horta em casa ou em um apartamento, como falaremos a seguir, que podem ser adaptadas à sua rotina.
Para ajudar você a fazer a sua horta em casa, preparamos uma lista para lhe inspirar a colocar a mão na terra e ter tudo sempre fresquinho, sem precisar ir ao mercado.
Seja em uma casa ou em um apartamento, certamente você vai encontrar um espacinho para que a sua horta cresça verdinha e saudável.
Uma ótima opção para isto são as Hortas Verticais. Esta é uma técnica de jardinagem que permite plantas, hortaliças e ervas crescerem verticalmente, penduradas em suportes longe do chão, como paredes e muros.
A intenção é que qualquer um possa ter seu jardim particular em casa, e que, além de produzir seus próprios alimentos e temperos fresquinhos, seja possível tornar o ambiente mais alegre e bonito.
As hortas verticais são indicadas para quem tem pouco espaço disponível para uma plantação comum, seja em casas ou apartamentos.
Seu cultivo também traz muitos benefícios, pois permite que você tire um tempo do seu dia a dia corrido para relaxar, refletir e deixar o stress de lado, num cantinho personalizado e tranquilo.
Na hora de montar a sua horta, tenha certeza de que o local que abrigará suas plantinhas é bem arejado e dispõe de iluminação solar.
O local ideal é aquele que tem sol apenas parte do dia, de preferência o sol da manhã, pois a exposição ao longo do dia pode ressecar e esquentar muito a terra.
As plantas de raízes curtas são as melhores para serem plantadas neste tipo de jardinagem, justamente pelo tamanho limitado dos suportes.
O recipiente da sua planta, hortaliça ou erva também deve ser pensado anteriormente, para que o tamanho dos locais sejam compatíveis.
Não esqueça de verificar se a estrutura que ficará fixa na parede irá suportar o peso dos seus vasos, que receberão uma boa quantidade de terra e serão regados constantemente, aumentando o peso.
Antes de comprar as sementes e mudas para plantar na sua horta, é interessante avaliar quais temperos e hortaliças você mais usa e quais gostaria de cultivar em casa.
No geral, quase todos conseguem crescer em vasos pequenos, o que é ótimo para quem tem pouco espaço disponível, como uma varanda ou um espaço limitado na janela da cozinha. Algumas opções são as listadas a seguir.
Por ter um sabor muito característico e forte, é importante dosar na quantidade de coentro em suas receitas. Uma saladinha temperada ou até um assado mais sofisticado com o ingrediente dá um sabor especial, que se destaca no prato.
O manjericão possui um aroma bastante marcante e, quando usado corretamente nas receitas, empresta um pouco de seu perfume para o alimento. O tempero vai muito bem em molhos ou em carnes!
Talvez o tempero mais comum nas cozinhas, a hortelã pode ser usada desde chás a tempero para saladas. Conte com o ingrediente para suavizar os sabores do seu prato.
Queridinho das receitas italianas, o orégano possui um sabor levemente amargo e, por isso, vai bem em pratos com sabores fortes. Para deixar o sabor do tempero ainda melhor, garanta que ele tenha pelo menos 4 horas de luz diariamente. Regar o orégano também é importantíssimo: procure deixar sempre a terra úmida.
A cebolinha é um tempero bem democrático: vai bem com vários pratos diferentes. De saladas a molhos para carnes, a planta dá um gostinho mais ácido na receita, realçando os sabores do seu prato.
Com seu aroma marcante, o alecrim consegue espalhar o seu sabor em qualquer receita. A plantinha é muito bem-vinda em assados principalmente, seja qual for o prato. O alecrim precisa de alguns cuidados um pouco diferentes.
Chega de ir toda vez ao supermercado para comprar sua alface, agora você pode ter um dos ingredientes principais da sua salada em casa.
Um alimento supernutritivo e que você pode usar tanto como acompanhante para sua feijoada como também para fazer seu suco verde. A couve é supersimples de plantar, e por isso você pode tê-la em casa.
Esta é uma verdura querida tanto pelas crianças como pelos adultos. O brócolis é uma boa fonte de fibras e proteínas, além de ter ferro, potássio, cálcio e magnésio; também possui vitaminas A, C, E e K.
Estes são apenas alguns dos temperos e alimentos que você pode plantar na sua horta, desfrutar dos benefícios de ter um espaço mais verde do lado de dentro, e ainda ter um ar purificado e cheiroso.
A compra de um imóvel é um item presente na lista de desejos de muitos brasileiros. Além de ser uma grande realização na vida. Mas antes de se jogar de cabeça no novo imóvel, é importante conhecer alguns cuidados essenciais…
DicasComo estamos no começo de 2019, o momento é ideal para organizar-se e planejar-se, estabelecendo as metas para o restante do ano. Sempre existe algo que queremos mudar na nossa rotina diante de um novo ano inteirinho para bater nossas…