Você sabia que a água não potável pode ser utilizada em até 50% do consumo nas edificações? Com o objetivo de alinhar as ações da C2B Imóveis às práticas voltadas para a sustentabilidade e gerar mais economia para os moradores, adicionamos projetos de reúso da água da chuva em nossos imóveis.
Em geral, a água de reúso é utilizada principalmente para irrigação de plantas e lavagem de veículos, garagens e espaços abertos em geral.
Siga com a leitura e saiba melhor como isso funciona na prática.
A captação da água da chuva é feita por meio de uma estrutura de coletores, que leva a água para um reservatório.
Essas estruturas já são utilizadas em diversos países do mundo e podem ser elaboradas da maneira mais simples às mais complexas.
Um sistema completo de captação e reúso das águas da chuva pode conter os seguintes equipamentos:
● bacia coletora: capta a água da chuva no telhado;
● calhas e coletores: servem para reunir a água do telhado;
● filtro grosseiro: para galhos, folhagens e outras sujeiras maiores;
● filtros de areia: para os demais contaminantes da água;
● filtro desferrizador: para remover o ferro e o manganês da água;
● separador de primeiras águas: serve para separar a primeira água da chuva, com maior número de contaminantes;
● unidade de desinfecção: um sistema de purificação da água por meio de ozônio, cloro ou radiação ultravioleta;
● reservatório (cisterna): para armazenar a água da chuva. Deve ser muito bem fechado, para impedir a entrada de impurezas. Também deve estar ao abrigo da luz solar, para evitar a proliferação de algas;
● bombas e sistema de automação: para levar a água até as caixas;
● caixas d´água ou reservatórios;
● rede de aproveitamento: para garantir que a água de reuso não se misture com a água para consumo humano, um sistema independente de distribuição é instalado.
Quem define as normas técnicas de segurança para a instalação dos sistemas de reaproveitamento de água é a ABNT. Todos os sistemas de reaproveitamento de água instalados pela C2B seguem essas determinações.
A água da chuva não é potável, ou seja, não é adequada para o consumo das pessoas e animais. Isso porque, além de poeira e outras sujeiras, a água da chuva pode estar contaminada com bactérias e conter partículas de substâncias nocivas à saúde como o sulfato, amônio e nitrato.
O sistema de água de reúso deve ser cuidadosamente instalado para que essa água não se misture à potável: a água para beber, cozinhar ou mesmo tomar banho. O contato com a água de reúso pode causar irritações e sua ingestão pode causar doenças intestinais.
Mas existe a possibilidade de tratar a água da chuva para torná-la potável. Contudo, essa é uma tarefa complicada, sobretudo nos grandes centros urbanos. Devido à poluição, a água da chuva pode conter diversas substâncias contaminantes.
O uso da água da chuva contribui para a redução do impacto ambiental de diferentes maneiras. Destacamos algumas delas:
● redução no consumo de água potável;
● diminuição no volume de água captado por rios e córregos;
● redução do volume de produtos químicos utilizados no tratamento da água para deixá-la potável;
● esgoto descartado em menor volume;
● maior economia de água e energia elétrica;
● diminuição de problemas gerados por alagamentos, já que o escoamento da água da chuva será menor.
Nossos empreendimentos possuem sistemas de reserva de 10.000 litros. Chegamos a este número com base no índice de pluviosidade anual, a partir do qual foi estabelecida uma média de consumo.
Reaproveitar a água da chuva, mais do que reduzir custos, é questão de sustentabilidade. A crise de água será uma realidade caso não tomemos medidas como essa.
Gostou da iniciativa? Ela está presente nos nossos principais empreendimentos em comercialização no momento: o condomínio de casas Reserva e o Vert Condomínio Clube.
Saiba que a C2B está sempre trabalhando para entregar o melhor para você. O reaproveitamento de água da chuva é apenas um dos diferenciais dos nossos projetos. Clique neste link e confira toda a estrutura a que você tem direito ao adquirir um imóvel da nossa empresa.
A C2B Imóveis atua desde 2010 no mercado imobiliário de Lajeado e busca sempre andar lado a lado com o desenvolvimento da comunidade local. No dia 09 de dezembro, a construtora finalizou mais uma importante obra social em parceria com…
BlogA melhor época para compras vem aí e o mercado já está se preparando para as vendas. A Black Friday é tradicionalmente realizada na última sexta-feira de novembro como uma oportunidade do comércio aproveitar o momento para alavancar as vendas…