O programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, que auxilia diversos brasileiros a alcançarem o desejo da casa própria, já tornou-se um sucesso em todo o país.
Porém, para conquistar o direito ao financiamento, é preciso cumprir alguns critérios estabelecidos pelo Governo Federal e pelos municípios.
Alguns desses fatores podem acabar sendo bem restritivos ou até mesmo causar a desclassificação do interessado.
Para que você não se preocupe com isso, separamos os fatores que podem desclassificar um interessado no programa; assim, você pode se preparar e tomar os cuidados cabíveis para a sua participação.
Muitos dos problemas relacionados à desclassificação de participantes do Minha Casa, Minha Vida estão no período de inscrição, cadastro e análise. Confira quatro fatores que podem prejudicar o candidato.
Toda a análise, a liberação de crédito e a participação no programa dependem da entrega em tempo hábil da lista de documentações solicitadas ao interessado.
Sem a entrega da documentação, a sua participação no programa fica comprometida e sujeita à desclassificação.
Esse é um dos principais motivos de desclassificação e exclusão de candidatos ao programa Minha Casa Minha Vida: o fornecimento de informações ou dados cadastrais incorretos ou até mesmo falsos.
Passar informações falsas sobre a renda familiar, estado civil, posse de bens e deficiência física, entre outros, além de ser considerado fraude, causa a exclusão permanente do interessado em qualquer programa do governo.
Antes de solicitar a participação no programa, é interessante analisar todas as suas informações financeiras e quitar todas as dívidas, pois dívidas de qualquer tipo ou valor podem desclassificar o interessado do processo.
O limite de renda para participar do Minha Casa, Minha Vida é de determinado valor. Juntamente com a soma dos rendimentos do interessado, será determinado o valor máximo do imóvel, além dos benefícios a que ele terá direito.
Forçar participação em faixas acima ou abaixo daquela a que você foi designado, é desclassificação imediata.
O candidato ainda pode ser desclassificado caso já tenha recebido moradia do governo e se o seu nome estiver constando no Cadastro Nacional de Mutuários ou no Cadastro de Créditos Não Quitados do Setor Público Federal.
Assinar o contrato não significa que você não deve ter cuidado, pois ainda assim, existem riscos de perder a moradia adquirida, podendo ser eles
– descumprimento das cláusulas do contrato;
– uso indevido do imóvel;
– aluguel ou venda do imóvel, pois o programa é destinado apenas à moradia própria;
– discordância no número de moradores;
– falta de pagamento de duas parcelas consecutivas.
Todos esse itens podem lhe desclassificar do programa e tornar distante o sonho da casa própria, por isso é precisa ter cautela e entender direitinho como funciona todo o processo.
Se deseja ficar por dentro de mais cuidados que você precisa ter ao iniciar um financiamento pelo Minha Casa, Minha Vida, basta clicar AQUI. Esperamos que tenha gostado!
Tanto para quem mora em casa quanto para quem mora em apartamento, os terraços e as varandas tornaram-se tendência e, por esse motivo, muitas pessoas desejam transformá-los em ambientes confortáveis e diferenciados. Cada vez mais a decoração desses espaços é…
Lançamentos C2BVocê já ouviu falar no Selo Casa Azul da Caixa? Ele é uma espécie de certificação de qualidade e sustentabilidade que traz diversas vantagens para incorporadoras, construtoras, entre outros. Podem surgir certas dúvidas com relação a isso, como por exemplo:…