O momento da compra da casa própria é muito especial na vida de qualquer pessoa e, por isso, requer muita atenção.
Para que tudo esteja no controle é preciso pensar e planejar muito bem, por isso é importante considerar todos os custos envolvidos neste passo tão importante.
Desta forma, é essencial ter em mente que os gastos com esse investimento vão além do valor da entrada e do financiamento. Há também taxas e impostos que envolvem a compra de um imóvel.
Por conta disso, devemos nos preparar financeiramente para prever esses valores, e não desestabilizar nossas reservas.
Para te ajudar com isso, reunimos neste post as principais taxas que envolvem a compra de um imóvel e alguns outros custos que envolvem essa negociação. Confira a seguir.
Para a segurança em um negócio, para quem vende e para quem compra um imóvel, é preciso contar com a intermediação entre imobiliária e corretor.
Geralmente, o valor cobrado referente à corretagem, será de acordo com o conselho regional de corretores de imóveis. Em média, esse serviço fica entre 6% e 8% do valor total do imóvel.
Este tributo municipal pode variar de acordo com o município. E é preciso quitá-lo para oficializar a compra ou venda do imóvel. Ou seja, o imóvel só será transferido para o novo proprietário após o pagamento desse tributo.
O registro serve para a identificação do comprador como novo proprietário do imóvel. O novo proprietário deve ficar atento, para que tudo relacionado ao valor dessa taxa esteja em conformidade legal de compra e venda da propriedade.
Assim como com a escritura do imóvel, o registro gera um custo que pode variar de acordo com a cidade onde o imóvel se situa.
Esta também é uma despesa obrigatória para o novo proprietário do imóvel. Ela serve para comprovar a realização do negócio, de acordo com termos acertados entre comprador e vendedor.
Quando há financiamento, o documento não é obrigatório. No entanto, nos demais, o documento é lavrado junto a um tabelionato de notas, tendo uma variação de custo de acordo com a cidade onde se encontra a propriedade.
Essa taxa é cobrada do comprador, caso ele não faça o financiamento, após a entrega das chaves, com o banco indicado pela incorporadora.
Ela pode chegar a 2% sobre o valor do imóvel — cuja alegação é romper com a venda casada que, diga-se de passagem, é proibida de acordo com o Código do Consumidor (art.39).
Para quem vai contar com financiamento, é preciso se informar com o banco sobre as taxas envolvidas no negócio.
Quando se financia um imóvel, é normal que o banco acrescente taxas de juros sobre o valor total. O valor dos juros varia de acordo com o banco.
Os custos de engenharia ou de vistoria, como são mais conhecidos, fazem parte dos gastos que todo comprador precisa ter.
Esta é uma avaliação contratada para verificação das condições gerais do imóvel, mais especificamente às relacionadas aos sistemas hidráulico e elétrico.
O valor da vistoria pode variar de acordo com a empresa contratada e das dimensões do imóvel que será avaliado.
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