Morar em um imóvel pequeno e deixá-lo com a sua cara pode parecer uma tarefa difícil, mas com um pouco de criatividade é possível deixar esse espaço com jeito de lar.
E saber organizar os espaços menores é muito importante, uma vez que os imóveis menores são cada vez mais comuns.
Essas soluções permitem tirar o máximo proveito de cada área disponível, para que você possa usufruir de um espaço conveniente e ajustado às suas necessidades.
Além da usabilidade e do conforto do ambiente, deve-se levar em consideração o seu gosto pessoal e estilo, ou seja, a vertente estética.
Para lhe ajudar nessa tarefa, fizemos um passo a passo. Veja a seguir.
#1 Como é o seu estilo de vida?
Pensar no modo de vida, rotina e estilo de quem vai morar no novo lar é o primeiro passo ao planejar um imóvel, especialmente se ele for pequeno.
#2 Tons e estilos: como personalizar a sala de estar
A sala de estar é o ambiente em que mais pessoas circulam. É o primeiro lugar que as visitas encontram e por isso deve imprimir o estilo da família que mora naquele lar.
Definir um conjunto de cores, texturas e itens de que a família não abre mão é o segundo passo. Não tenha medo de combinar e ornar os itens.
Outra boa dica é aproveitar a iluminação embutida, criando cenas e possibilidades: ambiente bem iluminado, ou com iluminação difusa e aconchegante.
Além disso, tons quentes no sofá e tapetes trazem sensações de conforto.
O espelho no ambiente de jantar gera amplitude, é uma boa solução em qualquer cômodo com pouca largura.
E o toque da cor pode estar em uma parede, como neste Decorado do Vert Condomínio Clube, um dos nossos empreendimentos. Nele, optamos por uma parede em verde menta: cor que é tendência atual e traz personalidade.
Para a mesa de jantar, uma boa opção é a versão redonda, que é como coração de mãe, sempre cabe mais um.
#3 Atenção para cozinha e lavanderia
Opte por móveis embutidos e planejados, que são sempre uma boa solução para otimizar o espaço.
Outra boa dica é: se escolher eletros brancos, siga com o branco; se escolher preto, todos devem ser pretos.
Além disso, os azulejos de tijoletas brancas podem fazer o mix dos estilos industrial e contemporâneo. É prático, bonito, fácil de instalar e está sempre em alta.
#4 Possibilidades para o banheiro ou lavabo
Quando temos uma casa ou apartamento com um único banheiro, pense nele com o que você precisa para seu dia a dia, como seus produtos de higiene, beleza e uso pessoal.
Mas também pense nele como um lavabo ou banheiro social, um ambiente que seus convidados vão utilizar.
O ideal é ter um móvel para esconder toalhas e produtos, uma cuba ampla com bancada e um aéreo com um grande espelho e uma parte fechada. A parte aberta pode contribuir para a decoração.
#5 Defina as prioridades do seu quarto
O dormitório também deve ter prioridades. Defina o tamanho da sua cama: padrão ou queen?
Depois, o espaço da circulação: a cama vai ficar afastada das paredes ou encostada em alguma delas? Quanto aos armários: você utiliza mais roupas penduradas ou dobradas?
São muitas questões para considerar: se você tem muitos pares de calçados, se deseja ter TV no quarto… pense em tudo isso.
Tons claros nos móveis e na textura da parede ajudam a compor o ambiente com harmonia, deixando-o iluminado.
No ano passado, o Programa Casa Verde e Amarela surgiu como o novo programa habitacional do governo, com o objetivo de substituir o antigo Minha Casa, Minha Vida. Além da troca de nome, algumas outras mudanças foram implantadas, facilitando as…
BlogEmbora seja uma cidade do interior, Lajeado tem características de uma cidade grande por conta do seu desenvolvimento econômico e social. O município com mais de 80 mil habitantes tem uma economia forte e diversificada, com destaque para a agroindústria,…