Adquirir a casa própria é o sonho de muitas pessoas, porém, é fundamental que haja foco, organização e determinação na hora do planejamento financeiro para a realização desse sonho.
O seu orçamento deverá ser reduzido para evitar gastos desnecessários e o acúmulo de dívidas. Além disso, nesse aspecto será necessário realizar alguns sacrifícios.
Se você está realmente focado e com muita determinação, pode ficar tranquilo, pois será totalmente possível adquirir seu imóvel.
Pensando em lhe ajudar no planejamento para comprar sua casa própria, separamos dicas importantes de organização e planejamento financeiro.
Adquirir seu imóvel próprio pode ser o maior investimento que você fará para levar a vida tranquilamente, por isso é uma decisão que necessita de planejamento e muito foco.
Para que tudo dê certo, é necessário certificar-se que nada sairá do planejamento realizado em cima de sua renda e gastos. Para isso
– analise a quantia que será poupada mensalmente;
– realize projeções de valores poupados;
– desenvolva uma planilha para registrar despesas e ter um controle mais certeiro de como anda seu planejamento.
Definir suas prioridades é um dos passos iniciais para quem deseja realizar o sonho da casa própria.
Coloque todas as suas despesas no papel e analise o que poderá ser dispensado. Avalie com cuidado o que é gasto com lazer e serviços que poderão ter os valores diminuídos, como TV, telefone e internet, entre outros.
Outra dica interessante é abrir mão de programas que você realiza ao menos uma vez na semana e restringi-los para uma vez ao mês.
Cortando esses gastos menores que não parecem fazer diferença, você perceberá no final do mês o quanto terá poupado.
Uma ótima ideia pode ser investir o seu dinheiro, em vez de deixá-lo parado na poupança.
Para investir é necessário um determinado conhecimento do mercado e da economia, por isso estude sobre as aplicações que serão mais vantajosas e as variações de mercado.
Dependendo do valor inicial que você conseguir investir, é bem interessante pesquisar as opções de financiamentos imobiliários que o mercado disponibiliza.
Realize simulações de financiamentos através de sites ou diretamente com seus negociantes, isso lhe trará uma noção do valor que ficaria seu financiamento.
Se possível, livre-se do seu cartão de crédito. Mesmo que ele seja muito útil em diversas situações, acaba tornando-se uma despesa a mais.
Ao nos propormos a guardar dinheiro, é preciso esquecer o cartão de crédito ou ao menos evitar sempre que possível seu uso.
Vá desligando-se dos gastos com cartão de crédito ao poucos e, quando for possível, zerá-lo; deixe-o como uma reserva apenas para emergências.
Se você trabalha com contratação CLT e tem três anos de contribuição para o FGTS, pode resgatar o valor acumulado para a compra da sua casa própria.
A exigência para a retirada desse dinheiro é que você seja o titular ou coobrigado no financiamento que deseja realizar.
Organizar as finanças e economizar nem sempre é uma tarefa fácil, mas seguindo essas dicas e com as mudanças de hábitos seu objetivo poderá ser alcançado.
Ao realizar sacrifícios, lembre-se que tudo valerá a pena, afinal é para a concretização do seu sonho.
Gostou desse conteúdo? Para saber mais, separamos um artigo com um checklist para quem deseja comprar um imóvel; acesse AQUI.
Um dos maiores benefícios de morar em um condomínio é a tranquilidade e o convívio com os outros moradores. Além disso, ao conviver em harmonia com os vizinhos, o ambiente torna-se propício para criar amizades e deixar o clima mais…
FinanciamentosNo ano passado, o Programa Casa Verde e Amarela surgiu como o novo programa habitacional do governo, com o objetivo de substituir o antigo Minha Casa, Minha Vida. Além da troca de nome, algumas outras mudanças foram implantadas, facilitando as…