Para muitos, comprar um imóvel é uma meta de vida.
Na maioria das vezes, os compradores conseguem se programar e guardar dinheiro para realizar seu sonho.
Isso exige planejamento a longo prazo, já que é um investimento bastante alto. Mas nem sempre isso é possível.
Às vezes você precisa ou deseja muito comprar uma casa ou apartamento e não tem dinheiro guardado.
Nessas horas, é importante ser cauteloso com o uso do seu dinheiro e traçar um plano que te ajude a não se endividar de forma perigosa.
E nós podemos te ajudar nessa tarefa! Analisando essas opções e seguindo essas dicas, pode ficar mais fácil concluir seu objetivo.
Essa modalidade é perfeita para quem não quer lidar com as altas taxas de juros.
Em linhas gerais, o consórcio consiste em um grupo de pessoas que deseja adquirir um imóvel e passam a pagar parcelas mensais que resultam na quantia necessário para a compra.
Cada vez que o valor é alcançado, uma pessoa do grupo é contemplada por meio de sorteio.
É preciso contribuir com o valor até que o último membro seja recompensado, mesmo depois de você já ter sido sorteado.
Existem empresas administradoras de consórcio que organizam os sorteios e valores investidos por cada grupo.
É claro que mesmo nesse caso, é preciso pagar uma taxa administrativa e possivelmente outras taxas impostas pelas empresas.
Mas ainda assim continua sendo uma alternativa aos juros de um financiamento, especialmente se você não tem pressa – já que você pode ser o último sorteado.
Mesmo depois de já ter o financiamento garantido ou com o consórcio em andamento, é necessário ter um controle financeiro.
E seguindo algumas dicas, fica bem mais fácil. Um bom exemplo é começar a guardar, desde já, 30% de tudo o que você ganha.
Assim você começa a juntar dinheiro e também a acostumar-se às parcelas de um financiamento, se for o caso. Mas há outros passos importantes a seguir.
Cá entre nós, existem gastos que podem ser evitados. Quando você decide adquirir um imóvel, as compras desnecessárias e feitas no impulso precisam diminuir drasticamente.
Isso significa que mesmo o dinheiro investido em TV a cabo, por exemplo, precisa ser repensado.
Controlar o cartão de crédito é outro passo igualmente importante. Esse é o momento de analisar com muita atenção onde sua renda está sendo utilizada, tanto os gastos fixos como os variáveis.
Para que essa primeira dica dê certo, você precisa conhecer muito bem suas finanças e saber o que é prioridade.
O que ajuda muito é registrar tudo o que gasta, assim evita aquela dúvida que frequentemente surge no final do mês: “para onde foi o meu dinheiro?”
Afinal, você quer comprar um imóvel e agora é hora de focar nisso! Montar uma planilha ou baixar um aplicativo que ajude nessa tarefa, pode ser uma boa ideia.
Com um objetivo claro em mente, é mais fácil de saber quanto e por quanto tempo você vai precisar economizar.
É importante lembrar que essa meta precisa estar dentro da sua realidade financeira.
O prazo serve não apenas para ajudar na organização, mas também como disciplina: é uma forma de criar responsabilidade e comprometimento com seus planos.
Agora, é só começar a se organizar!
Comprar um imóvel é um passo importante e merece atenção. Depois da compra ser realizada, volte aqui para ler o texto sobre decoração.
Com certeza você já ouviu falar do programa Minha Casa, Minha Vida, que é um dos financiamentos mais procurados para realizar o tão sonhado desejo da casa própria. Há diversas opções de financiamentos, investimentos, entre tantos outros para que você…
BlogChega uma hora em que as pessoas sentem vontade de ter seu próprio espaço, um lugar para chamar de seu. Mas para realizar esse sonho, e finalmente poder ir morar sozinho, é necessário ter um certo planejamento financeiro prévio. Esse…