O governo federal anunciou, ontem (20/8/2019), o lançamento de uma nova linha de financiamento habitacional na Caixa Econômica Federal (CEF).
Por meio dela, a atualização do saldo devedor dos contratos habitacionais vai se dar pela inflação oficial medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), mais uma taxa fixa.
O IPCA será utilizado no lugar da Taxa Referencial (TR), definida pelo Banco Central.
Já a taxa fixa vai apresentar variação de 2,95% a 4,95% do valor financiado.
A porcentagem menor é voltada para quem tem as melhores relações com o banco (ter conta no banco e apresentar baixo risco de inadimplência, por exemplo).
Como a inflação em 2019 está em 3,71% e a correção será feita a partir da sua soma com essa taxa fixa, o total de juros vai variar entre 6,66% e 8,66% para este ano. Já para 2020, a variação do IPCA está prevista para 3,90%.
Contudo, os valores serão corrigidos mensalmente, prestação a prestação, conforme o IPCA mais recente.
Diferente disso, a linha de financiamento praticada atualmente traz uma correção de TR mais 9,75% do valor financiado. Essa porcentagem pode cair até 8,5%, sendo 8,5% para clientes com boas relações com o banco.
No quadro abaixo, você confere um comparativo entre as modalidades de correção pela TR e pelo IPCA:
Os contratos de financiamento habitacional com atualização pelo indexador IPCA seguirão as seguintes condições:
A decisão quanto à aplicação da correção será do cliente, pois a Caixa oferecerá o crédito imobiliário corrigido pelo IPCA ou pela TR (Taxa Referencial).
As simulações já podem ser realizadas no site da Caixa, onde o cliente pode comparar os juros e condições para o financiamento.
As taxas valem para novos contratos e já estarão vigentes a partir da próxima segunda-feira (26).
Com informações da Agência Brasil e Caixa Notícias
A maioria das pessoas, quando começa a trabalhar, deseja adquirir a sua casa própria. E a boa notícia é que esse objetivo pode ser alcançado, mas depende de muito planejamento, organização e disciplina. Adquirir o seu próprio imóvel, é um…
DicasSeja gato ou cachorro, os pets são a alegria de muita gente. Conforme a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 46,1% dos lares brasileiros têm pelo menos um cachorro e 19,3%…