6 dicas para economizar energia em casa durante o inverno

28 de junho de 2023

6 dicas para economizar energia em casa durante o inverno

A sua conta de energia elétrica aumenta muito no inverno? Bom, isso é completamente normal, pois no inverno utilizamos o chuveiro no modo mais quente e precisamos de outros aparelhos para manter a casa, e nós mesmos, bem quentinhos. 

Mas se você está achando que a energia está com um valor muito salgado e difícil de encarar, não se preocupe. Algumas práticas podem ajudar você a economizar. 

Quer saber quais são elas? Então continue a leitura deste artigo. 

  1. Controle a temperatura do chuveiro 

Algo que consome muita energia elétrica, principalmente no inverno, é o chuveiro elétrico. Para reduzir esse consumo, a dica é procurar tomar banhos mais curtos, de no máximo cinco ou sete minutos. 

Se você possuir caixa de água em casa, outra dica é procurar tomar banho mais para o horário da noite, principalmente se o dia tiver sido ensolarado. Isso porque o sol terá aquecido a água durante o dia, e não exigirá tanto do chuveiro para atingir a temperatura adequada. 

Também é importante que você procure não tomar banhos tão quentes. Encontre uma temperatura agradável, mas não escaldante. Isso além de ajudar a economizar energia também fará muito bem a sua pele. 

  1. Use a máquina de lavar com consciência 

Você já percebeu que a quantidade de roupas no cesto de roupa suja aumenta no inverno? Isso acontece porque precisamos de uma maior quantidade de peças nessa época do ano. No final, isso faz com que as lavagens de roupa sejam mais frequentes. 

Para economizar energia elétrica, o ideal é que você espere acumular o máximo de quilos de roupa da sua máquina de lavar, para aí sim fazer uma lavagem no nível mais alto de água. 

Se o máximo da sua máquina for 10kg, espere dar 10kg, se for 12kg, espere chegar aos 12kg. Tente não fazer lavagens em nível médio e baixo de água. 

Isso ajudará muito na economia, já que em apenas uma lavagem, com duração média de 1h10, considerando um ciclo completo, temos um giro em torno de 0,35 a 0,70 kWh.

Se a roupa não estiver tão suja, você também pode usar ciclos mais leves, que duram menos tempo e, assim, gastam menos energia e água. 

  1. A geladeira pode ficar no mínimo

Você sabia que durante dias frios não é necessário manter a sua geladeira no máximo? Mesmo que a geladeira esteja cheia, no inverno é muito mais fácil para este eletrodoméstico manter a temperatura ideal.

Ou seja, você pode regular a temperatura para o mínimo e deixá-la assim até que o inverno acabe, sem se preocupar com a conservação do conteúdo. 

Outra dica importante é deixar esfriar os alimentos antes de inseri-los na geladeira, isso também fará com que ela precise trabalhar menos para resfriar internamente. 

  1. Deixe o sol entrar nos ambientes

No inverno tudo o que mais queremos é uma casa quentinha, não é mesmo? E aqui está uma dica muito boa para isso: nos dias em que o sol aparecer, deixe todas as cortinas abertas.

Facilitar a entrada de luz solar durante o dia fará com que a temperatura dos ambientes esteja maior durante a noite. Assim você não precisará gastar energia com aquecedores e ar condicionado, por exemplo. 

  1. Tire alguns equipamentos das tomadas

Existe um vilão disfarçado na sua casa. Sabe quando você deixa o seu micro-ondas na tomada, com a luz do painel ligada? Ele está gastando uma quantia razoável de energia e você nem sabe.

Mesmo desligados, alguns aparelhos eletrônicos permanecem consumindo energia. Esse é o caso de micro-ondas, televisão, aparelhos de TV, videogames, computadores e carregadores de celular na tomada. 

Desplugar esses equipamentos quando eles não estão sendo utilizados, ao longo do mês, fará diferença na sua conta de energia. 

  1. Invista em um sistema de energia solar

Essa é uma dica que você pode colocar em prática mais a longo prazo. Investir em um sistema que capta energia solar para uso na casa fará toda a diferença na economia, principalmente se você morar em regiões com grande incidência solar.

Apesar de contar com um certo valor para sua instalação na residência, esse tipo de sistema não precisa de muita manutenção e tem grande durabilidade, além de, é claro, reduzir muito a conta de energia.

Por esses motivos, a longo prazo, ele acaba compensando muito. 

O que acha de começar a colocar em prática tudo isso? Com certeza essas dicas vão ajudar a deixar a sua conta de energia mais tranquila para o bolso. 

Se você quiser ficar por dentro de mais conteúdos como este aqui, é só acompanhar o blog da C2B. Clique aqui para conferir. Em nossa última postagem falamos sobre como organizar a mudança de imóvel de forma eficiente

Até a próxima!

Inscreva-se e receba os lançamentos no seu e-mail

Sucesso :)
Erro :(