A iluminação de um ambiente é um do principais pilares para qualquer estilo de decoração, podendo transformar qualquer ambiente.
Tanto para um ambiente de trabalho como residencial, pequenas mudanças na iluminação já podem fazer toda a diferença no espaço.
Ela deve ser adequada para cada local da casa, já que o tipo de iluminação da cozinha terá efeitos diferente na sala.
Pensando em lhe ajudar, separamos as principais tendências, assim você inspirar-se e decide qual a melhor para o seu ambiente.
Mesmo que não pareça a iluminação é uma das partes mais importantes em um projeto de decoração.
Escolher a luz ideal é uma tarefa que demanda tempo, tanto no projeto de iluminação quanto na escolha do objeto.
A iluminação precisa ser bem distribuída no ambiente para torná-lo um local aconchegante e confortável.
Existem estudos que deram origem a uma sequência de regras, procedimentos e aplicações das propriedades da luz para seguir em um projeto de iluminação, tanto em espaços comerciais como residenciais.
Para valorizar o ambiente, você precisa ter em mente quais elementos deseja destacar.
Confira abaixo cinco principais tendências de iluminação em ambientes internos.
O estilo industrial está sendo muito popular ultimamente e tem o propósito de tornar a decoração mais moderna e sofisticada.
Por isso, investir em luminárias com tons de dourado, prata e cobre são ideias para evidenciar esse estilo.
O rasgo de luz ou rasgo no gesso é uma abertura na parede que forma um desenho e este é contornado pela iluminação.
Esse estilo proporciona aparência mais clean e elegante.
A pegada ecológica tem sido bastante aceita e procurada pelo público em geral, além de ser um diferencial, torna a decoração moderna e ecológica.
Para entrar nesse estilo, opte por lâmpadas de LED, já que não utilizam componentes químicos pesados em sua composição e são mais econômicas, assim você ajuda o meio ambiente e tem um decoração diferenciada.
A tendência de automação está cada vez mais próxima e é uma opção que possibilita conforto, eficiência e economia.
Nesse caso já é possível controlar funções de iluminação tanto da casa como na rua através do celular ou tablet.
Uma maneira de deixar a decoração mais sofisticada é utilizar luminárias de fita de LED e lustres com detalhes de cristal.
Essa tendência de iluminação fica ótima em salas de estar, salas de reuniões e recepções.
Agora que você já conhece as tendências de iluminação, que tal escolher um estilo para inspirar-se?
E para lhe ajudar ainda mais, separamos dicas incríveis sobre iluminação e decoração.
1. É sempre uma excelente opção direcionar luzes para esculturas e quadros para destacá-los, mas é muito importante complementar com outras luzes para evitar contrastes.
2. Para espaços mais sérios como cozinha, escritório ou ambientes de trabalho, é interessante investir na luz fluorescente centralizada.
Você pode fazer composições com luzes direcionadas, assim evitará que o ambiente torne-se comum.
3. Para criar um clima mais descontraído, confortável e aconchegante, não use iluminação central. Opte por arandelas e abajures e, quando for centralizada, procure usar plafons que suavizam a luz.
4. Evite o ofuscamento, pois quando a luz bate em alguma superfície reflexiva, vai direto para nossos olhos e acaba atrapalhando a visão, o que pode ser chato.
5. Para tornar seu espaço mais aconchegante e acolhedor, abuse dos abajures e luzes indiretas, passando um clima leve e relaxante para o ambiente.
E então, percebeu como a iluminação pode ser importante para tornar o ambiente ainda mais acolhedor?
Aproveite essas dicas e inspire-se na sua residência, você não vai se arrepender. Esperamos que tenha gostado e, se deseja compartilhar mais dicas conosco, deixe seu comentário.
Uma nova tendência de decoração surgiu durante a pandemia: é o estilo Japandi. Minimalista, elegante e funcional, ele pode ser o toque que faltava para renovar o seu lar. Este estilo reúne a decoração escandinava com o design japonês, criando…
DicasDebates sobre consumo consciente ganham cada vez mais força. É crescente a vontade das pessoas de saber de onde vem o que elas consomem, como foi feito e por quanto tempo poderão utilizar. Mas há algo além da compra que…